Os suplementos de cálcio tomados, em geral, por pessoas idosas para combater a osteoporose podem aumentar o risco de ataque cardíaco em 30 por cento, revela um estudo.
A análise, publicada esta sexta-feira no British Medical Journal, baseia-se em 11 estudos previamente realizados e que, no total, abrangeram 12 mil pessoas.
À TSF, Carlos Vaz, reumatologista que trabalha no Hospital de São João do Porto, disse que numa primeira leitura os números impressionam, mas confessou que não vê motivo para alarme, mas antes para uma chamada de atenção.
«Este risco é mais nas pessoas que utilizam doses muito altas de cálcio», reforçou, acrescentando que «os suplementos são para ser utilizados numa perspectiva de orientação médica».
Carlos Vaz lembrou também que os bons hábitos ao longo da vida, como por exemplo «exercício físico» e uma «boa exposição solar», podem ajudar a chegar à terceira idade sem necessidade de suplementos de cálcio.